terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bicicletas Monark, fatos e fofocas

Cara Fernanda, provavelmente, o meu amigo Arturo Alcorta não esteja informado sobre a nova fabrica da Monark construída na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Ainda não estive lá, porém pessoas que já visitaram me disseram tratar-se de empreendimento moderno, com tecnologia que lhes permite produzir com qualidade. A Monark optou por concentrar sua produção nas chamadas bicicletas de transporte, carga e infantis e mantém uma boa participação nos mercados Norte e Nordeste do Pais. Lógico, sem aquela antiga liderança que há muito perderam. A Caloi nunca foi líder nestes mercados. Tinha maior expressão no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.Que hoje tem sido dominada pelas montadoras regionais. Suas instalações industriais estão agora na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo e em Manaus. Não dá para entender as razões pelas quais a Monark abandonou as ferramentas de marketing e comunicação com o mercado. Há comentários que prefiro não divulgar. Quanto à competição com marcas internacionais, a Monark jamais participou. As marcas internacionais ainda tem uma participação muito pequena e a Monark não tem produtos para oferecer neste nicho.Por outro lado, dizem que o Sr.Marzagão, dono da empresa, tem administrado com muita competência e isto em gerado os números afirmativos dos balanços. È o que dizem aqueles que o conhecem mais de perto. A Houston, que fabrica no Piauí e prepara uma nova planta em Manaus, conta com um grande trunfo para a sua performance de vendas: entre outras empresas, são proprietários de uma rede de lojas de varejo chamada Armazem Paraiba com mais de 500 lojas espalhadas pelo Nordeste,Norte e Centro Oeste.
Espero ter ajudado com estas minhas opiniões que são baseadas em informações colhidas no mercado em minhas constantes viagens, principalmente para o Norte e Nordeste. Ainda hoje, muita gente pede bicicleta “encarnada” da Monark. Se for de outra cor, não é Monark...Entendeu?

Osmar Silva
Luanda Editores
55 11 3461 8400

Fernanda
boa tarde

O negócio do imóvel foi desfeito. E desconheço completamente a produção e venda de uma bicicleta Monark nestes últimos anos.

Monark sempre foi uma espécie de "predadora" de mercado. O dia que a Houston começou a fabricar no Nordeste a Monark pulou fora.
A história da Monark não é complicada. É cheia de detalhes contados aqui e ali, que fazem sentido, mas não são documentos, provas. O fato é que o oligopólio Monark / Caloi desmoronou, felizmente. Ninguém era bonzinho. A meu ver as duas marcas prejudicaram demais a bicicleta no Brasil. Contou-se muita história de tramóias e picaretagens. A maioria dos que viveram esta época já se foram. A história verdadeira nunca será contada, não interessa até para gente que não é do setor. Para se ter idéia, a memória da Caloi foi queimada no meio da pista de testes da Suzuki, um dos subprodutos da empresa lá pelos anos 90.

Lavagem?

Só para terminar: competição de internacionais? Piada! O problema com o setor brasileiro de bicicletas é qualidade, é desajuste em larga escala, e não raro é picateragem. Fazer as alegações que fazem sobre as importadas é brincadeira. Veja os números de importação, conheça o que é o setor aqui, descubra como funciona o setor no mundo. E finalmente: tenha em mente que bicicleta é um veículo, estabelecido por lei, Código de Trânsito Brasileiro, portanto tem que oferecer segurança aos usuários. O problema é outro.

A questão da bicicleta no Brasil é bem mais "divertida" do que pode parecer a princípio. Se um dia alguém for a fundo na questão vai descobrir coisas do "arco da velha", como se dizia antigamente.

Arturo Alcorta


Antes de tudo, gostaria de agradecer imensamente o retorno rápido de minha mensagem. Estamos tentando entrar em contato com a empresa a mais ou menos um mês. Descobrimos O Museu das Bicicletas justamente por causa deste post e resolvemos pedir ajuda.

O fato é que, ao que tudo indica, as Empresas Monark pararam de investir em campanhas de marketing, e já não há nenhum produto inovador da empresa há muito tempo. O que nos intriga é que os balanços patrimoniais ainda crescem, talvez devido a venda de um imóvel no valor de R$ 242,000 mil em 2010. Gostaríamos de saber se ainda existe alguma margem de competitividade da empresa com relação às grandes no mercado brasileiro, se a empresa possui alguma fatia de mercado atualmente, e sua evolução com relação aos produtos criados. Por que o então diretor das Empresas Monark preferiu se anular completamente no mercado? Eles não resistiram à competição com as grandes empresas internacionais? Há alguma expectativa de recuperação da empresa?

Qualquer tipo de informação com relação a Monark será super bem vinda.

Fernanda
boa tarde

O que posso dizer é o que o mercado diz: Monark não existe mais. Seu proprietário desmontou a fábrica na Marginal Pinheiros e pelo que contam não chegou a montar a nova fábrica. Parou as operações.
Quem conhece bem a história da Monark no Brasil é Valter Busto, do Museu das Bicicletas de Joinville. Estou encaminhando sua mensagem para ele

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br
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Mensagem: Olá, faço parte do corpo discente da FSCP, curso de Administração, e estou fazendo um estudo de marketing sobre as bicicletas Monark. Através de pesquisas relacionadas ao tema, descobri a Escola de Bicicleta. Venho por meio desta pedir auxílio com relação à história da Monark, devido ao escasso número de informações na Internet ou até mesmo no próprio site da empresa. Aguardo resposta.
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Um comentário:

  1. A muito tempo comprei um quadro de uma bike a um amigo meu, e não sei o ano de fabrigaçao. O modelo é uma monark ranger quadro tamanho 19 e aros 26, o número que tem a baixo da sela é 580148. Teria como vcs mim ajudar? Agradeço a atenção.

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